KINHENTUS ANUS DI ANAUFABETIZMO*

Muinta jenti axa qui u Braziu é um paíz ricu em cutura mais eu dizcordu. Çabi purqê? Purqê u insinu naz iscola é fracu. Az criamssas i us jovems num sabi iskrevê nem lê direitu. Si você anda nu seu bairru i observa as plaka i us anunnssiu naz caza vai notá o quantu az peçoa iscrevi erradu i muintus nun sabi nen fala direitu!
Perssebu qui os alunu nun tem interêci in apremdê i us profeçoris nun demonstrâu vomtadi di insiná. Pareci nun havê fauta di vaga nas iscola purqe o guvernu superlota elas colocanu maiz de cinkuenta minino ni cada sala causano o dizimterêçe dus alunu. Profeçoris mau kualificadus i mau remuneradus comtrebuin na formassão di um povo anaufabetu ou cemianalfabetu qui nun sabi nen iscrevê, nen fala, nen pençá, nen votá, devidu a fáuta de cutura apois cuma já dissi u’a peçoa qui eu nun alembru o nomi o pió anaufabeto é aqele qui sabi lê maiz nun lê.
Uz artizta – pimssipalmenti uz múzicus – qui poderião uzá us meiu de cumunicassão pra imssemtivá a cutura i comssientizá a juventudi só si preocupa in aparesser i ganhá dinheiru, abordano temas babaca em testos sem comssistencia auguma.
Os programa de guvernu e inté mesmu uz da çossiedade sivil, por çua veiz, nãu dezenvolvi nêium progeto qui, alén di aufavbetizá, si procupi em mantê o alunu ressén-alfabetizadu nun processu educassionau contínu, qui lhi permita pelu menu chegá inté o ensinu mediu, i axa qui aprendê a desenhá o própriu nomi é aufabetizassão. Nãu si qué aki di forma auguma desmerecê o trabalhu di tantus anonimus bataliadoris em favô da erradicassão deçe mal çecular da noça çossiedadi, maz sin xamar a atenssão para a nessessidade de se dá um sauto neça qestão, qui ezigi mais preparu e conhessimentu na ária de educassão e, assima di tudo, compromiço çossial.
Di boas intemssões o mundu está repletu. Não podemus maiz permití qui a iguinorânssia em relassão au anaufabetizmu, nu qui tanje aa questãu da leitura i da formassão entri aquelis qui, nu brazil, já si conçiderão aufabetizadus, prepomderi i continui reproduzinu um mundu qui tem pouqiçímas poçibilidadis di comtribuir para a formassão de indivídos poçuidoris de céus própius dezejus, inissiativas e emossõis. Assima de tudu pressizamus di um ensinu conprometidu com o potenssial kriativu, construtivu e transformadô.
Ôji to iscrevenu propzitaumenti erradu comu forma di protestu comtra o anaufabetizmu i contra essi cistema di educassão falidu, mais a realidadi, infelizmenti, é bem esta...
*Adaptação de Paulo Dagomé sobre texto do fanzine “Atropelados pela Concorrência” editado no Paranoá
Perssebu qui os alunu nun tem interêci in apremdê i us profeçoris nun demonstrâu vomtadi di insiná. Pareci nun havê fauta di vaga nas iscola purqe o guvernu superlota elas colocanu maiz de cinkuenta minino ni cada sala causano o dizimterêçe dus alunu. Profeçoris mau kualificadus i mau remuneradus comtrebuin na formassão di um povo anaufabetu ou cemianalfabetu qui nun sabi nen iscrevê, nen fala, nen pençá, nen votá, devidu a fáuta de cutura apois cuma já dissi u’a peçoa qui eu nun alembru o nomi o pió anaufabeto é aqele qui sabi lê maiz nun lê.
Uz artizta – pimssipalmenti uz múzicus – qui poderião uzá us meiu de cumunicassão pra imssemtivá a cutura i comssientizá a juventudi só si preocupa in aparesser i ganhá dinheiru, abordano temas babaca em testos sem comssistencia auguma.
Os programa de guvernu e inté mesmu uz da çossiedade sivil, por çua veiz, nãu dezenvolvi nêium progeto qui, alén di aufavbetizá, si procupi em mantê o alunu ressén-alfabetizadu nun processu educassionau contínu, qui lhi permita pelu menu chegá inté o ensinu mediu, i axa qui aprendê a desenhá o própriu nomi é aufabetizassão. Nãu si qué aki di forma auguma desmerecê o trabalhu di tantus anonimus bataliadoris em favô da erradicassão deçe mal çecular da noça çossiedadi, maz sin xamar a atenssão para a nessessidade de se dá um sauto neça qestão, qui ezigi mais preparu e conhessimentu na ária de educassão e, assima di tudo, compromiço çossial.
Di boas intemssões o mundu está repletu. Não podemus maiz permití qui a iguinorânssia em relassão au anaufabetizmu, nu qui tanje aa questãu da leitura i da formassão entri aquelis qui, nu brazil, já si conçiderão aufabetizadus, prepomderi i continui reproduzinu um mundu qui tem pouqiçímas poçibilidadis di comtribuir para a formassão de indivídos poçuidoris de céus própius dezejus, inissiativas e emossõis. Assima de tudu pressizamus di um ensinu conprometidu com o potenssial kriativu, construtivu e transformadô.
Ôji to iscrevenu propzitaumenti erradu comu forma di protestu comtra o anaufabetizmu i contra essi cistema di educassão falidu, mais a realidadi, infelizmenti, é bem esta...
*Adaptação de Paulo Dagomé sobre texto do fanzine “Atropelados pela Concorrência” editado no Paranoá
3 comentários:
Olá Paulo, tudo blz? Eu me chamo Ithalo, sou integrante do blog A Arte da Prolixidade (http://aartedaprolixidade.wordpress.com/) e gostaria aqui de elogiar seu trabalho, que segue uma linha muito inteligente de raciocínio e de uma diversidade impressionante. Como faço para mantermos contato direto?
Ah, há pouco, publicamos um poema enviado por seu filho, Devana, de autoria sua, chama-se "Criatura", se quiser dar uma olhada, segue o link: http://aartedaprolixidade.wordpress.com/2009/01/22/novos-talentos-no-blog-paulo-dagome/
Meu MSN é: ithalo@gatopretonline.com e meu orkut é Ithalo Furtado (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=1136354884289351511)
Abraços e aguardo resposta Paulo!
rapaiz, eu fiqei inprecionado com este testo. cuando a çosiedade vai perssebê u caus du encinu nu braziu?
parabems pela cençibilidade e censso criticu!!
mauricio
i pareçe qe a burisse ta na moad, hoj en dia as pessoua nau gosta maes di coesas dessentis,sein conta as pessoua qe nein qeren ter cutura pq tein a cabessa peqena, ou é alienado pela televzão.
Postar um comentário